terça-feira, 24 de dezembro de 2013

BOAS FESTAS

As Crianças e o pessoal das Aldeias de Crianças SOS Guiné-Bissau desejam-lhe FESTAS FELIZES e BOM ANO NOVO!

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Crise da água potável na Guiné-Bissau

A carência da água é uma questão cada vez mais alarmante e debatida em todo mundo e na Guiné Bissau este flagelo tornou-se já uma realidade.Estima-se que milhares de guineenses sofrem todos os dias com a falta deste recurso indispensável à vida. Embora as pesquisas apontem para um potencial razoável em recursos hídricos, para colmatar essa situação, mas o país não dispõe de infra-estruturas eficazes para o aproveitamento e abastecimento da água potável às populações.
As crises recorrentes nas últimas duas décadas, de várias ordens, têm contribuído para o agravamento desta situação, criando assim um dos piores cenários da crise de água potável no país, que já dura há mais de duas semanas, concretamente, na capital Bissau, mercê da greve dos funcionários da Empresa pública de Electricidade e Água (EAGB), por falta de pagamento dos salários.  Nesta perspectiva, a Aldeia SOS Guiné-Bissau tem vindo a desempenhar um papel primordial para amenizar, em parte, este grave problema que afecta mais de 90% da população guineense.Os dois Fontanários (localizados nos bairros de Míssira e Amedalai/Pefine) que a organização destinou às populações dos bairros vizinhos da Aldeia de Crianças SOS, em Bissau, revelam-se, neste momento, bastante proveitosos às centenas de pessoas de diferentes bairros e comunidades da capital, que percorrem, diariamente, quilómetros de distâncias para se abastecerem nas torneiras dos referidos Fontanários desse precioso bem de consumo.
 
 
 
 
 

 

sexta-feira, 26 de julho de 2013

ENTREGA DE DONATIVOS

A Aldeia de Crianças SOS de Canchungo recebeu no passado dia 23 de Julho, diversos produtos de alimentação e higiene, oferecidos pelo William Eteky Barbosa Andrade Oliveira, em gesto de solidariedade para com as crianças da referida Aldeia SOS. No ato da entrega, visivelmente emocionado, disse: precisamos olhar, ainda que pouco, o nosso próximo, fazer o que estiver ao nosso alcance para contribuir na qualidade de vida dos que mais precisam”.
  Para a Diretora da Aldeia SOS, Cecília Brandão dos Santos, esta iniciativa solidária é merecedora do nosso profundo agradecimento”.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

JOVENS SOS EM ESTÁGIOS


Um grupo de quatro (4) Jovens SOS, com idades compreendidas entre 17 e 21 anos de idades, estudantes do último ano do curso de Saúde Publica, Ambiente e Saneamento, no Liceu Politécnico SOS Hermann Gmeiner, iniciaram no passado dia 22 de Abril, um estágio curricular com o período de duração de um (1) mês, no Centro Epidemiológico, INASA, Hospital Nacional Simão Mendes e na Camará Municipal de Bissau.
Esta iniciativa indicia uma possível parceria de cooperação entre a Aldeia de Crianças SOS Guiné-Bissau e o INASA-Instituto Nacional de Saúde Publica, com a finalidade de possibilitar aos estudantes desta área conhecerem como funciona o sistema do fluxo de informação na vigilância epidemiológica, além, naturalmente, de adquirirem experiências.
 Irineu António de Sá, Jovem SOS de 18 anos de idade, disse “conseguimos captar muitas coisas. O mais importante de tudo é que os técnicos do INASA tiveram vontade de nos mostrar e orientar-nos durante todo o estágio. Trabalhamos com a recolha de dados e vigilância epidemiológica. Acho, com toda a humildade, que com o conhecimento adquirido durante o estágio estou preparado para trabalhar em qualquer centro epidemiológico”   

HÁBITOS SAUDÁVEIS

Ainda estava escuro e já se ouviam os passos delas. Não era tempo para as tarefas domésticas, é o dia delas.
Sob orientação de um médico e uma nutricionista, todos os sábados, Mães e Tias da Aldeia de Crianças SOS de Canchungo saem para uma caminhada de 5km pelas ruas de Canchungo, com o propósito de iniciar uma mudança no estilo de vida que ao longo dos anos têm-lhes seguido.
De acordo com a directora da Aldeia, Cecília Brandão, a parte mais difícil é “implementar o novo hábito de caminhar, principalmente para elas que são muito sedentárias”.
Teresa Gomes, de 44 anos de idade, trabalha há 6 anos na Aldeia SOS de Canchungo como Tia SOS, realçou a importância de uma boa alimentação e a prática de actividade física para ter uma boa saúde. Ela disse, “Cuido-me na medida do possível, bebo muita água, procuro alimentar-me bem, faço caminhadas 3 vezes por semana e quando sobra tempo gosto de andar de bicicleta”. 


sexta-feira, 31 de maio de 2013

PROGRAMA DO FORTALECIMENTO FAMILIAR FAZ ENTREGA DE DOAÇÕES

O Programa SOS de Fortalecimento Familiar (PFF) efectuou na última sexta-feira, dia 24 de Maio, do corrente, a entrega de 13 camas e 24 colchões a famílias mais carenciadas e vulneráveis identificadas no âmbito do referido programa, que neste momento está a beneficiar 200 crianças e 59 famílias, com o financiamento da SOS Islândia.
Esta acção, que decorreu em 10 bairros periféricos da Capital, está inscrita no quadro do plano de actividades do programa, e tem como principal objectivo, promover os direitos fundamentais das crianças na Guiné-Bissau e reduzir o grau de vulnerabilidade das crianças no seio das suas respectivas famílias biológicas, como forma de lutar contra a pobreza.

VISITA DAS CRIANÇAS DO JARDIM INFANTIL SOS DE BISSAU À TELEVISÃO DA GUINÉ-BISSAU


Cerca de 50 crianças com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos, do jardim infantil SOS de Bissau, deram uma pausa nas suas actividades escolares para uma visita à TGB-Televisão da Guiné-Bissau na manhã de quarta-feira, dia 22 de Maio, do corrente. Durante a visita, as crianças foram recebidas pelo Director Geral, Francelino Cunha, e pelo Director de Programas que apresentou os departamentos de arquivo, montagem, redacção e o estúdio onde são gravados os programas da emissora.
Encantado com o que viu, Ussumane Baldé, de 04 anos de idade, fez uma simulação de apresentação do telejornal e disse “…gostei muito da visita e espero vir cá mais vezes…”.
Para a Directora do jardim, Emília Monteiro, actividades como estas são importantes, porque “proporcionam às crianças não só conhecerem um pouco sobre o trabalho e o funcionamento de uma emissora de televisão, como também servem para despertar o anseio de um dia, quem sabe, trabalharem nesta área”

quarta-feira, 3 de abril de 2013

A SOS Guiné-Bissau e o PAM promovem um encontro de trabalho

Os representantes da SOS Children’s Villages International e do Programa Alimentar Mundial - PAM na Guiné-Bissau, respectivamente, Nelson de Medina e Pedro Figueiredo, promoveram um encontro de trabalho no passado dia 26 de Março, na Direção Nacional de Aldeias de Crianças SOS, com o objetivo de discutir e assentar as bases para uma Parceria nos domínios dos Direitos e Proteção de Crianças, nomeadamente, nutrição, saúde e educação.

 Realçando a importância do trabalho que a Aldeia SOS está a desempenhar no país, o representante do PAM prometeu que a sua organização irá analisar a possibilidade de incluir as Escolas Básicas SOS “Hermann Gmeiner” de Gabú e Canchungo no programa de Cantina Escolar, para as crianças das comunidades que frequentam os referidos estabelecimentos escolares, além de cursos de formação sobre Segurança Alimentar e Nutrição, destinados às mães, tias e educadoras dos Jardins Infantis SOS.



sexta-feira, 15 de março de 2013

FSP Canchungo & Caió organiza acampamento infantil

Cerca de 100 crianças, adolescentes e jovens de Canchungo participaram entre os dias 08 e 10 de Março do corrente, no acampamento infantil realizado nas instalações da Aldeia de Criança SOS de Canchungo, no âmbito do Programa SOS de Fortalecimento Familiar, em parceria com o Parlamento Infantil da referida localidade, visando os seguintes objetivos: promover os direitos da criança e os laços entre crianças SOS (FBC & FS) e crianças das comunidades locais, e reforçar as atividades lúdicas e pedagógicas numa perspectiva do aumento de conhecimentos sobre diversos temas, incluindo os ideais que sustentam a organização Aldeias de Crianças SOS.
 Durante os três dias de intercâmbios, foram desenvolvidas várias atividades, tais como, palestras, jogos, marcha, partidas de futebol, histórias educativas, leituras e reflexões, sob a responsabilidade de uma equipa multidisciplinar constituída em comissões, que integram as diferentes categorias do pessoal SOS: mães e tias SOS, enfermeira, motoristas e seguranças, além, naturalmente, do próprio pessoal FS.



terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Pares Homólogos - Educação


Decorreu na passada sexta-feira, dia 22 de Fevereiro, no Centro Social SOS, em Bissau, o encontro de “Pares Homólogos” entre Directores dos estabelecimentos do Ensino SOS (Liceu Politécnico, Escolas Básicas e Jardins Infantis de Bissau, Gabú e Canchungo), com o objectivo de reforçar os laços de interdependência e troca de experiencias, nos domínios da administração escolar. A ocasião ainda serviu para a apresentação e discussão sobre vários temas, entre os quais, seguimento de qualidade nas escolas, processos e procedimentos administrativos, demonstração prática da elaboração do relatório e estatística escolar, apresentação da proposta relativa à capacidade máxima e autogestão dos referidos estabelecimentos. Para o Coordenador da Educação, Severino Sampaio, “este trabalho tem o propósito de garantir a continuidade da qualidade do nosso ensino numa perspectiva transversal do jardim aos cursos técnicos, proporcionando assim a entrada à uma vida activa e/ou o ingresso a cursos superiores”.


terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Jardins Infantis SOS de Bissau e Gabú, vencedores do Carnaval 2013


Sob o lema Carnaval das crianças para integração Sub-Regional e Valorização da nossa Cultura, organizado pela ASA - Associação de Solidariedade e Acção, em que também concorreram várias escolas e jardins infantis da Capital, na Praça dos Heróis Nacionais, em Bissau, o Jardim Infantil SOS de Bissau sagrou-se primeiro classificado no concurso de grupos infantis, cuja Rainha classificou-se em segundo lugar.
Em Gabú as crianças da Aldeia SOS, juntamente com a AMIC e Netos de Engenharia, também classificou-se em primeiro lugar a nível regional, posição que valeu a participação do grupo no desfile nacional, realizado no dia 12, em Bissau.  
Também, a Direcção da Escola Básica SOS “Hermann Gmeiner” de Bissau, promoveu um baile de carnaval na escola para os alunos da 1ª a 4ª classe, em um ambiente muito animado com danças tradicionais, fantasias e muitas brincadeiras infantis. O director da escola, António Albino, salienta que “a organização todos os anos do Carnaval Infantil escolar visa promover e incutir nas crianças o espírito de convivência e os valores da diversidade cultural”.